terça-feira, 2 de junho de 2009

Só colaborando - Com a ajuda de muitos, sairá do papel um projeto que tenta mudar o mundo quarteirão por quarteirão

Denis Russo Burgierman
Revista Vida Simples - 01/05/2009

Você já deve ter ouvido falar da Wikipedia, a enciclopédia na internet com que qualquer um pode colaborar - escrevendo verbetes, corrigindo erros, acrescentando informações. No começo ela era incompleta e cheia de erros, mas conseguiu atrair gente suficiente para tapar os buracos. Hoje dá para dizer que ela é a melhor enciclopédia do mundo. Não é perfeita, claro. Mas, se você parar para pensar, ela é uma baita novidade: um empreendimento sem dono, sem patrocinador, sem apoio de governo, que conseguiu produzir uma ótima enciclopédia.
Muito legal. Mas, aqui entre nós, enciclopédias não mudam o mundo. A questão é: será que a colaboração pela internet um dia vai ser capaz de mudar o mundo concretamente? Tem um monte de projetos interessantes procurando uma resposta para essa pergunta. Um dos mais incríveis chama-se Re:Vision. O objetivo do Re:Vision é construir colaborativamente um quarteirão em Dallas, no Texas, de uma forma totalmente inovadora e sustentável. A ideia é começar com um quarteirão, torcendo para que ele vire uma espécie de modelo para um novo jeito de pensar a cidade, e que influencie cidades inteiras por todo o mundo.
Enfim: inventar um novo modelo de cidade. Construir um quarteirão de verdade é bem mais complexo que escrever uma enciclopédia. Para possibilitar a tarefa, o primeiro passo foi quebrá-la em pedaços mais simples: energia, transporte, comércio, planejamento urbano, construção, arquitetura e processo. Para cada um desses temas, houve um concurso, do qual qualquer pessoa do mundo, arquiteto ou não, podia participar mandando ideias pela internet. O Re:Vision foi então escolhendo as melhores de cada tema e dando prêmios de 2 mil dólares para elas. Alguns exemplos de ideias que chegaram: um playground que gera energia com a brincadeira das crianças, um shopping center sem paredes feito de contêineres reciclados, um esquema urbano de microempréstimos.
O próximo passo é pegar as ideias que chegaram e somá-las para chegar a um projeto final, o que deve ocorrer até o fim do ano.
A expectativa é que o quarteirão esteja construído em 2012. A água será reaproveitada, a energia produzida lá mesmo, haverá uma horta comunitária, um sistema local de educação sustentável e muitos espaços comuns para comércio e lazer. Será um quarteirão voltado para dentro, mas também conectado ao resto da cidade. E haverá tanto casas grandes para os ricos quanto casas pequenas para os pobres - tudo de uma maneira que seja sustentável também economicamente (ou seja, é importante que o projeto, além de visionário, seja viável financeiramente).
Não espere que a solução para os problemas do mundo venha dos governos ou das grandes empresas. Ela virá de gente legal conectada com mais gente legal conectada com mais gente legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário